LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS


Uma vez que as empresas são compostas por pessoas com diversas opiniões e personalidades, é esperado que existam conflitos dentro das organizações. No ambiente organizacional, os conflitos podem tanto causar impactos negativos como representar oportunidades de crescimento, mudanças e melhorias.

 

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir, sobre a mediação de conflitos.

 

I. O líder deve minimizar as diferenças entre as partes oponentes, enfatizando seus interesses comuns, a fim de alterar os comportamentos causadores  de conflitos na empresa.


II. Quando o conflito se dá entre grupos, o líder deve propor uma discussão fechada com cada grupo separadamente, com o objetivo de resolver as  divergências entre eles.


III. O líder deve manter-se imparcial ao perceber que está diante de uma situação em que não há vencedores ou vencidos, mas uma disposição para aceitar uma solução de compromisso.


É correto o que se afirma em

 


I, II e III.


III, apenas.


II, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.

No final dos anos 90, com a rápida disseminação das tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) - Internet, e-mail, videoconferência, equipes virtuais e sistemas de groupware (GDSS) -, vários autores começaram a pesquisar sobre como essas tecnologias transformariam a organização do trabalho e suas implicações nos processos de liderança (Avolio et. al, 2014). A equipe virtual traz alguns desafios como:

 

I) dificuldades em manter o comprometimento dos colaboradores.

II) redução do contato social que pode levar a uma sensação de isolamento.

III) Necessidade de uma nova dinâmica de liderança.

 

Podemos afirmar que são corretas as seguintes assertivas:


III, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.

O conflito existe e tem a sua importância na empresa, indiferentemente do setor e/ou área de atuação organizacional. Nesse sentido, é importante que se saiba identificar o tipo de conflito para que, a partir daí, seja possível identificar as falhas e evitar consequências mais graves. Analise as seguintes assertivas:

 

I) Os conflitos podem ser positivos ou negativos e isso dependerá muito da maneira como o gestor administrará a situação.

II) O gestor deverá promover condições para sua atuação no conflito de maneira que os problemas possam ser solucionados.

III) A gestão de conflitos é desafiadora, pois demanda uma análise detalhada da situação e permite a inovação de estratégias para administração dos conflitos no contexto organizacional.

 

Podemos afirmar que são corretas as assertivas:


I, II e III


II, apenas.


I eIII,apenas.


I e II, apenas.


III,apenas.

Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas. O desenvolvimento organizacional depende da melhoria contínua dos processos de gestão, de apoio e de base, pois a eficiência dos processos depende dos referenciais e recursos neles utilizados. O ser humano é totalmente determinante nesses novos paradigmas, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e da produtividade de qualquer organização.A implementação do empowerment pela organização contempla algumas etapas como: tolerância a erros, desenvolvimento de confiança, visão, fixação de metas, avaliação e motivação.

 

Relacione as etapas do empowerment com suas respectivas ações:

  1. Tolerância a erros
  2. Desenvolvimento de confiança
  3. Visão
  4. Fixação de metas
  5. Avaliação
  6. Motivação

(    ) Apropriação das responsabilidades diante do desenvolvimento da organização.

 (   ) Reflete o direcionamento dos objetivos e metas  a serem atingidos pela organização.

(   ) Corresponde ao diálogo estabelecido entre o planejado e o realizado.

(    ) Representa a tônica das estratégias a serem estabelecidas para a conquista dos objetivos estipulados pela organização.

(    ) Representa um conjunto de elementos relacionados ao comprometimento e reconhecimento dos colaboradores.

(   ) Exercício realizado pelo gestor devido a autonomia dos colaboradores.

 

A sequência correta corresponde a :


6, 5, 4, 1, 3, 2.


2, 1, 4, 3, 5, 6.


2, 3, 5, 4, 6,1.


2, 5, 1, 3, 4, 6.


6, 5, 4, 3, 1, 2.

De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e videoaula disponibilizada na respectiva semana de estudos. Pesquisas chegaram à conclusão de que na prática, a maioria dos líderes exerce a liderança de três modos apresentados a seguir: a liderança autocrática; a liderança liberal e a liderança democrática.

 

Em relação a liderança democrática, como o líder agiria quanto à divisão das tarefas que compõe os processos do trabalho. Analise as afirmativas. 

 

I.    Centraliza as decisões, os subordinados praticamente não têm espaço para questionar ou sugerir. Suas ações podem contribuir para a desmotivação, conflito, tensão, frustação, agressividade entre outros comportamentos.

 

II.   As atividades são desenvolvidas pelos subordinados inicialmente de forma intensa, com liberdade, sem cobranças quanto ao tempo, quantitativo e qualitativo, sua ausência pode gerar discussões, tarefas sem sincronia, sem objetivos definidos. Contribui para autonomia e individualismo.

 

III.  Incentiva a participação, envolvimento e comprometimento de seus subordinados, questionamentos e sugestões, favorece o desenvolvimento das tarefas, oferece feedbacks, reconhece o trabalho, se importa com seus colaboradores, acompanha a evolução alinhada com os objetivos a serem atingidos.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


III, apenas.


I e III, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III.

O Laboratório Volcher localizado na cidade de São Paulo investe em pesquisas e produz vacinas para a sociedade brasileira.  O sistema de avaliação de desempenho aplicado em algumas áreas da empresa é o 360º. Dessa forma, a avaliação de desempenho é realizada pelo próprio colaborador, pelos pares e pelo superior imediato. A equipe de Gestão de Pessoas aplicou uma dinâmica de grupo para sensibilizar os colaboradores do setor de produção da vacina sobre a importância da Avaliação de Desempenho 360º.  A gerente de qualidade Alice foi avaliada por 60% dos subordinados como uma gestora autoritária, com dificuldades de comunicação e falta de empatia. Ao conversar com Alice  sobre seu desempenho, a analista e gestora de Pessoas do Laboratório Volcher ponderou sobre a percepção dos colaboradores sobre a conduta de Alice e a mesma justificou que os funcionários subordinados a ela são apáticos, tranquilos e que ela não se percebe autoritária; apenas está realizando seu trabalho de gestora e que se não for “linha dura”, o trabalho não sai... Segundo a teoria da “Janela de Johari”, que explica o processo  de comunicação e feedback em um ambiente organizacional,  podemos dizer que  Alice se encontra no quadrante:


Eu fechado.


Eu cego.


Eu desconhecido.


Eu autoritário.   


Eu aberto.

A gestão estratégica de pessoas envolve a formulação, a implementação e a avaliação de resultados para o alcance de vantagens competitivas, baseadas na gestão de pessoas. A liderança é considerada atualmente um diferencial competitivo no mundo dos negócios, especialmente num cenário que visa alcançar metas e resultados.

Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I) Os líderes ou executivos mais eficazes, além de apresentarem habilidade técnica e raciocínio analítico significativos, têm como requisito comum e indispensável um alto grau de inteligência emocional, conceito que reúne a capacidade de trabalhar em equipe e a eficiência na promoção de mudanças.

 

                                           PORQUE

 

 

II) Os líderes efetivos usam sua influência sobre os outros, visando atingir os objetivos organizacionais, visto que a liderança é uma competência inata do indivíduo, ou seja, não é adquirida ao longo do exercício profissional.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A liderança é uma soft skills, ou seja, uma competência comportamental que pode influenciar as pessoas a partir do estabelecimento e atingimento de metas organizacionais. O líder poderá conduzir grupos de subordinados para determinados resultados, mirando as dimensões da organização, dos clientes, dos empregados dos investidores. Analise as seguintes assertivas sobre a relação entre líderes e liderados.

 

I) Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor.

 

                                                           PORQUE

 

 

II) A liderança é uma relação entre pessoas através da influência e do poder que são distribuídos de maneira desigual numa base legítima (contratual ou consensual). A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

O conceito de liderança é abordado por várias perspectivas e cada qual possui sua contribuição paras as discussões sobre o tema. Independente da perspectiva, há explicações para atuação do líder no contexto organizacional.

 

Analise as seguintes assertivas sobre as perspectivas da liderança:  

 

I) A teoria dos traços enfatiza aspectos da personalidade do sujeito, caracterizando aqueles que possuem perfil para liderança daqueles que não possuem perfil para liderança.

 

II) A teoria contingencial  defende a ideia que não é possível definir traços e/ou comportamentos específicos. O líder adota um estilo de liderança de acordo com a situação, com o contexto laboral que está inserido.

 

III) A teoria trilha-meta é baseada na teoria da expectativa, assim, a liderança está alinhada à motivação e consequentente, às ações do indivíduo. Podemos dizer que se a consequência for  positiva, maior será a motivação e se a consequência for negativa, menor  será a motivação.

 

Ao analisar essas assertivas, podemos dizer que estão corretas: 


II, apenas.


I e II, apenas.


I, apenas.


III, apenas.


 I, II, III.

A liderança pode ser ensinada e apreendida por meio de ensinamentos e experiências de vida, e qualquer pessoa, independente da posição que ocupa pode exercê-la (MAXIMIANO, 2012). Na moderna gestão de pessoas, o líder pode atuar na área da recrutamento e seleção, desenvolvimento, remuneração e avaliação de desempenho.

 

 

Com base no estudo sobre a liderança e gestão de pessoas, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas:

 

I) A avaliação de desempenho presume que os padrões de desempenho foram estabelecidos e que o líder dará feedback ao funcionário para ajudá-lo a eliminar deficiências de desempenho ou a manter seu bom nível de desempenho.

 

                                                                  PORQUE

 

II) O feedback pode ser feito em uma reunião entre líder e liderado, para expor de modo respeitoso e honesto, todos os resultados da avaliação, visto que o funcionário precisa saber seus resultados, seus pontos positivos e pontos que precisam ser melhorados, visando o aprimoramento e crescimento ao longo do tempo.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.